15 de maio de 2011

Champ19ns: Manchester United é campeão inglês e chega ao 19º título

O jogo do título


Bastava um empate para que o Manchester United se consagrasse campeão da Premier League. O jogo era fora de casa, contra o Blackburn. A torcida dos Red Devils viajou ao norte da Inglaterra, comprou ingressos dos  torcedores adversários para assistir a equipe de Sir Alex Ferguson conquistar o título. O técnico escocês levou todos os jogadores para Blackburn, mas entrou em campo sem o goleiro quarentão Van der Sar, colocando Kuszczak no lugar. Mas o polonês - que afirmou recentemente que vai procurar outro time para jogar na próxima temporada - ajudou o Blackburn a colocar água no champagne ou na cerveja do time de Manchester, Emerton, observado por Evans, abriu o placar para o Blackburn.  

"Are you watching Merseyside?"
O Manchester United tinha posse de bola e domínio da partida, mas não conseguia chegar com eficiência a área adversária. Assim, o gol de empate só veio no meio do segundo tempo, com um pênalti burramente cometido pelo goleiro Robinson em Javier Hernandez, o já famoso, Chicharito. O juiz e o assistente fizeram uma rápida reunião - que deixou Wayney Rooney aterrorizado - e marcaram a penalidade para os Red Devils. O atacante bateu muito bem e deu o empate do título aos Red Devils.

A temporada


Não há objeções ao 19º título inglês do Manchester United. A equipe de Alex Ferguson, que perdeu o titulo para o Chelsea na última temporada por 1 ponto, foi crescendo durante o torneio. Sem um jogador protagonista, com eram Cristiano Ronaldo e Carlitos Tevez temporadas atrás, os Red Devils mostraram como a força de grupo é importante, principalmente para equipes que disputam vários campeonatos.  


Com uma linha tênue entre titulares e reservas, o técnico escocês soube usar seu plantel, misturando jogadores experientes, como Ryan Giggs, Paul Scholes, Rio Ferdinand, (sem contar o goleiro Van Der Sar), com jovens como Fábio, Rafael, Nani, Chicarito e Smalling. Para praticamente todas as posições, o Manchester United tem dois jogadores capazes de dar conta do recado. Tanto é, que não repetia escalações em rodadas seguidas e fazia uma espécie de rotação no elenco, que além do inglês, disputou Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e Champions League (disputa a final contra o Barcelona dia 28 de maio).


A vantagem de ter vários bons jogadores, é que a equipe não sofre tanto com lesões, os jovens jogadores ganham experiência e a confiança do treinador, não sentindo o peso de jogos decisivos, além de não sobrecarregar jogadores experientes, como Giggs e seus 37 anos. Sem reclamar de começar no banco ou não ser relacionado para as partidas, os comandados por Alex Ferguson parecem entender e aceitar a maneira como o escocês fez seu rodízio. 

Vamos analisar os principais jogadores dos reds devils:

Defesa:


Van Der Sar: o experiente goleiro holandês quarentão fez sua útlima temporada de maneira impecável. Fez diversas boas defesas e vai encerrar uma brilhante carreira como poucos, no auge, sendo campeão inglês e podendo ser campeão europeu. É mole, ou quer mais? Vai deixar muita saudade e um 'peso' para seu sucessor, ainda indefinido.
Vidic: O sérvio é um monstro. Com Ferdinand sofrendo lesão e com o rodízio entre os jogadores do meio de campo, virou capitão. E agiu como tal. Foi um verdadeiro cão de guarda  do gol de VDS e ainda marcou 5 gols. Pra mim, o melhor zagueiro do mundo hoje.
Rio Ferdinand: O inglês tuiteiro passou por lesão durante a temporada e só jogou 19 partidas, mas quando atuou, formou uma dupla quase impatível com Vidic.
Smalling: O jovem inglês teve a difícil missão de substituir Ferdinand quando Rio se machucou, e foi bem. Alguns erros, mas com mais experiência tem tudo para ser um excelente zagueiro. 
Evans: Utilizado no rodízio de zagueiros e as vezes formando dupla com Smalling, não foi tão bem quanto o inglês. Quando utilizado na lateral, não foi bem.
Rafael: Substituto natural do ídolo Gary Neville, foi bem quando atuou, exceto pela expulsão infantil contra o Tottenham. Sofreu lesões.
Fábio:  No início da temporada quase não era relacionado para as partidas pois disputa posição com Evra, mas ganhou confiança e mostrou bom futebol quando foi utilizado. Fez gol e  no fim da temporada, substituindo o irmão gêmeo na lateral direita, virou uma pulga atrás da orelha do Sir. 
O'Shea: Utilizado em 20 partidas em ambas as laterais, foi bem.
Evra: O melhor lateral esquerdo do futebol hoje, fez uma excelente temporada. Só não atuou quando foi poupado por Ferguson.


Meio de campo


Nani: o português fez 9 gols é o líder de assistências da Premier League, com 18, mas isso não quer dizer que ele é titular absoluto. Foi muito bem.
Park: o incansável coreano de olhinhos quase fechados fez 4 gols foi muito bem na temporada, mas esteve ausente em boa parte dela, devido a Copa da Ásia e a lesão.


Ryan Giggs: um homem, um mito. Aos 37 anos e com condicionamento físico de um menino, comandou com maestria o meio de campo dos Red Devils. Jogando principalmente pelo centro, mas atuando também pelos lados ou como volante. Fez uma temporada excelente e tem, pelo menos, mais uma para abrilhantar a Premier League, torneio que ganhou pela 12ª vez.


Paul Scholes: Outro veterano, Scholes começou a temporada muito bem, mas não manteve o nível.
Carrick: no todo, fez uma boa temporada, com alguns jogos ótimos e outros horriveis. Sem Fletcher, virou titular.
Fletcher: fez uma temporada boa, porém ficou 2 meses afastado.
Valencia: passou 6 meses se recuperando de uma séria lesão mas voltou jogando como nunca, muito importante na reta final. 
Anderson: passou por lesão grave, mas ganhou confiança no fim da temporada, e mostrou para Ferguson que merece chance.
Gibson: atuando numa posição carente do time, não comprometeu.


Rooney fez um '19' com
pelos do peito...
Ataque


Berbatov: artilheiro da Premier League, chegou a fazer 5 gols numa mesma partida, foi excelente no primeiro turno. Jogando muito melhor em casa do que fora, acabou perdendo posição para o recém chegado Chicharito.
Rooney: do inferno ao céu. Começou muito mal, pediu pra sair, decidiu ficar e cresceu muito no fim da temporada, fazendo um gol antológico contra o City. Atuando de forma diferente das temporadas anteriores, mais fora do que dentro da área, foi muito importante para os Red Devils. 
Chicharito: o jovem mexicano chegou como quem não quer nada, foi entrando nos fins dos jogos. Marcando gols importantes, virou titular e sensação. Mais uma aposta boa e barata de Ferguson. Temporada surpreendente, ele mesmo admitiu. 




Alex Ferguson
O Sir pra mim é um ídolo, um exemplo. Comemora gols e vitórias como se fosse suas primeiras, comemora títulos como se tivesse em início de carreira. Respeita e confia em seus jogadores, tanto nos jovens quando nos experientes, só por isso já merece todo o respeito. Num mundo onde tudo muda com rapidez espantável e falta respeito ao que é 'velho' (principalmente no Brasil), com 69 anos de idade, comanda o Manchester United há quase 25. Ganhou seu 12º título inglês e o 19º do Manchester, passando o Liverpool que tem 18. Quando Ferguson assumiu a equipe e 1986 o placar era de 7x16.  Se isso já é surpreendente, principalmente para nós que comemoramos quando um técnico fica um ano numa grande equipe. Acrescente aí: a inteligência ao rodar o elenco, a contratação de Chicharito, e a reinvenção de uma equipe após perder Cristiano Ronaldo e Tevez sem abrir a carteira. Só pra começar. O velhinho merece todo respeito, inclusive não vejo ninguém contestar veementemente nada que ele faz. Causou espanto quando colocou um time esquisito para jogar contra o Arsenal, com Fabio e Rafael no meio campo, mas após a vitória, o mundo chegou a máxima: não duvide do velhinho mascador de chiclete. Merece um post especial.

4 de maio de 2011

Guardiola assiste o Manchester United reserva golear o Schalke por 4x1



   Tá certo que o Manchester vinha com um 2 x 0 da Alemanha, na partida de ida contra o Schalke 04 na semifinal da Champions League. Mas creio que 99% de torcedores, jornalistas e afins estranhou a lista dos 11 jogadores que entrariam em campo no Old Trafford. Sir Alex Ferguson já havia anunciado na entrevista coletiva antes da partida, que o Manchester United viria modificado. Mas ninguém achou que tão modificado assim. Os red devils começaram com Van der Sar, Rafael, Smalling, EVANS, O'SHEA (capitão), Gibson, Paul Scholes, Anderson, Valencia, Nani e Berbatov. 


Achei um risco Ferguson não vir com Vidic e Smalling, colocando Evans no lugar do servio. Porém, o meio de campo de reserva não tem nada. O técnico escocês tem um banco repleto de bons jogadores, afinal, Anderson, o experiente Paul Scholes, Nani, Valencia e Gibson seriam titulares em muitos, mas muitos times europeus e brasileiros fácil. Berbatov virou reserva ao longo da temporada, mas é o artilheiro da Premier League. Resumindo, o plantel comandado por Ferguson é um luxo só. E jogar com time misto não é novidade, Sir Alex faz constantemente rodízios com seus jogadores, assim, todos tem ritmo de jogo e a confiança do treinador, não 'sentindo' jogo nenhum. O velhinho (o escocês faz 70 anos no fim do ano) é o cara.

Assim, mesmo com os 'pés atrás', o United provou, dentro de campo, a confiança depositada pelo inquestionável Alex Ferguson em todo sua equipe. O brasileiro Anderson,  fez dois gols e participou de todos os quatro. 


Rooney assistiu o jogo das tribunas,
com Ferdinand e Hargreaves
Os primeiros minutos anunciavam um jogo morno. Todavia, "como quem nada quer", a equipe de Manchester começou a escrever a vitória dos red devils com Anderson recuperando a bola e passando para Darron Gibson que, à la Iniesta, tocou para Valencia abriu o placar e calar a 'cantante' torcida do Schalke que visitava a Inglaterra.  Era o prenúncio de uma goleada. 
Aos 31 minutos, Valencia dessa vez assistiu Gibson, que marcou o 2 do United em um raro erro de Neuer, num #momentogomes, não é Felipe Lobo?

Jurado fez o gol de honra do Schalke, com um belo chute, após Smalling sair jogando errado.Falei que essa zaga daria emoção!  Um minuto depois, Howedes - cuja ausência foi sentida pelos Azuis Reais na primeira partida - tirou uma bola de Valencia em cima da linha, o equatoriano havia driblado Neuer. O Schalke teve chance de empatar no início do segundo tempo, mas Fárfan desperdiçou a tabela do Mr Champions Raul com Draxler. Saiu caro.

Anderson fez incríveis 2 gols em 4 minutos, igualando a marca que tinha em 127 jogos. O meia brasileiro ex Grêmio e Porto só não conseguiu um Hat trick porque Neuer fez uma brilhante defesa. O primeiro gol, veio com passe de Nani, Anderson chutou, caiu, levantou, girou e marcou! (A única coisa feia do lance foi quando a câmera fechou no brasileiro, ele estava CUSPINDO no campo. Argh). O segundo gol do meia foi um presente do atacante búlgaro Berbatov.

Raul lutou durante toda a partida, mas não deu. O espanhol pode ter se despedido da Champions League. Com seus 33 anos, Raul disse que ficará no Schalke na próxima temporada. Contudo a equipe alemã não jogará o torneio 2011-2012. Será que com 35, Raul ainda estará marcando gols por aí?? Possível. Mas o que é certo, é que UEFA Champions League 2011-2012 não será a mesma sem o eterno madridista, Raul Gonzalez.

Destaques da partida:

Alex Ferguson. Um técnico já presente na história do futebol, com seus 25 anos a frente do United, que administra como ninguém um elenco sem um protagonista artista, como era Cristiano Ronaldo. Conhece seus jogadores e sabe do que eles são capazes. 

Anderson: atuou bem como um meia atacante, fez 2 gols e ainda trocou de camisa com Raul. Preciso falar mais?

Van Der Sar: não fez nenhuma brilhante defesa, porque quase não foi acionado, mas em sua última temporada como jogador, com seus 40 anos, vai a final da Champions. Só encerra a carreira melhor do que já está se for campeão europeu e inglês. 

Mr. Champions voltará a jogar
na competição?
Raul: Não fez nada brilhante, mas ficou com olhos marejados ao agradecer aos torcedores do Schalke que foram até Manchester ver os Azuis Reais serem goleados. Muitas Champions, muitos gols, muitas alegrias. Merece ser destaque forever.

Guardiola: Não perdeu tempo. Pegou um avião de Barcelona para Manchester ver o seu adversário na final. Viu um Manchester reserva golear o Schalke, time que havia eliminado a Inter, equipe que eliminou seus comandados Blaugramas na última temporada. E aí Pep, tá confiante ou deu um friozinho na barriga?

E assim os red devils selaram sua ida nem um pouco inédita a final. No palco, Wembley, o Manchester United já conquistou uma Champions. O adversário, Barcelona, que também já foi campeão da Europa no lendário estádio inglês em 1992, ganhou dos Red Devils a final de 2008... 
"Glory Glory Glory United"

Com os reservas deu pra golear o Schalke, mas e com os titulares dá para o Manchester United passar o Barcelona? Opinem!