18 de dezembro de 2011

Aula de futebol do Barcelona contra o Santos


Barcelona não foi só campeão Mundial em cima do Santos. Como o próprio Neymar afirmou, deu aula de futebol aos santistas. E não só aos santistas, deu aula de futebol bonito e bem jogado, mostrou humildade e  como a base de um clube é importante, aos brasileiros: técnicos, torcedores, jogadores, dirigentes. 



Barcelona não é só Messi. Barcelona é rápido toque de bola desde os menininhos com dente de lente da base.   
Se os culè foram muito superiores ao Santos hoje, ninguém pode dizer que eles são o que são porque ganhar do Getafe é fácil. O Barça jogou do mesmo jeito com que enfrentou o Manchester United na final da Champions, o Real Madrid, o Rayo Valecano, o Milan... Sempre o mesmo futebol muito superior ao do adversário. Não fez nada além do que sempre faz hoje. 
Os blaugramas conseguem humilhar o adversário sem serem arrogantes. Na verdade, são todos muito humildes. Só isso já é lindo de ser ver e merece ser muito enaltecido. Afinal, assim, eles podem continuar evoluir ainda mais, pois nunca acham que é suficiente. E não perdem a fome de título, a fome de bola, a fome de vencer. Manter esse time com fome de vitória e sem se acomodar mesmo com eles ganhando tudo que participam é difícil.

Analisando o jogo, com o Barça sem atacante de referência, nada adiantava ao Santos jogar com 3 zagueiros. Muricy deveria ter povoado o meio campo e tentado marcar a saída do Barça no campo de defesa deles e tentar o contra ataque rápido, com Ganso e Neymar. Não quer dizer que assim iria ganhar, duvido muito, mas pelo menos iria jogar de forma menos covarde. 

Não podemos diminuir o futebol do Neymar porque ele não conseguiu muita coisa contra o Barcelona. A bola simplesmente não chegava nele, e as poucas vezes que chegou, não conseguiu resolver. Mas ele é apenas um menino, tem muito a evoluir. Colocá-lo no patamar de Messi, Xavi, Iniesta e Cristiano Ronaldo é um erro. Tenho certeza que ele tem muito a aprender e evoluir. Pode sim chegar ao patamar do Messi um dia, mas esse dia ainda está distante. 

Nós, brasileiros, aprendemos a acreditar que somos muito superiores no futebol do que os demais. Perdemos a Copa do Mundo de 1950 no Maracanã, por causa de excesso de confiança. Temos de aprender que por melhor que um dia seja, há sempre espaço para evoluir...

Espero que esse jogo sirva de lição para os dirigentes que investir na base vale a pena e que ter um sistema de jogo que seque desde a base até o time principal, faz com que se crie uma equipe, que joga muito bem junto e se conhece. 

Fotos: Mundo Desportivo