Ibrahim Afellay é holandês com descendência marroquina, de 24 anos, recém contrato pelo Barcelona vindo do PSV Eindhoven. Os blaugramas pagaram € 3 milhões a equipe holandesa e assinaram um contrato de 4 anos e meio com uma cláusula de rescisão de € 100 milhões. Na véspera de natal no dia 24, o jogador foi apresentado aos torcedores culè como o novo dono da camisa 20 da equipe. No dia anterior Ibrahim fez os exames médicos e assinou o contrato com o clube.
Primeira coletiva como cule
Na sua primeira entrevista, disse que jogar pelo Barça é um sonho se tornando realidade, que está feliz em ser da família do melhor time do mundo. E que não vê a hora de jogar com Iniesta e Messi.
Afellay se impressionou com o tamanho e a beleza do Camp Nou, estádio que não havia estado antes. (fato que pode ser comprovado na foto, olha os olhinhos dele!).
- Mostrando conhecer bem sua nova equipe, o jovem holandês lembrou de, muito novo, ver jogadores como Romario, Ronaldo, Cocu e Kluivert jogando pelo Barcelona. Completou afirmando que sabe que holandeses são bem vindos em Barcelona. Afellay ainda elogiou a “cantera culè” dizendo que as categorias de base são uma educação desde a juventade para chegar a primeira equipe. E foi demonstrado que ela funciona, pois Messi, Iniesta e Xavi são os melhores do mundo (candidatos a Bola de Ouro de 2010)
O jogador terminou a entrevista falando, em castellano, estar feliz em jogar na melhor equipe do mundo, que iria respeitar e honrar a camisa do Barça. Ainda desejou um feliz natal a todos e lançou um "Visca Barca".
Afellay conheceu seu "BarcaToon", caricatura que todos os jogadores possuem. |
Nova Rotina
Na sua nova rotina agora na equipe culè Afellay permanece no gramado treinando chutes com a perna esquerda depois do treinamento. O jovem holandês está gostando do novo país, disse que “aqui (em Barcelona) as pessoas te abraçam, mostram carinho e eu gosto disso. Não é como na Holanda, onde são mais distantes. O jogador ainda disse que com a qualidade da equipe do barça é impossível que ele ao cresça tanto como pessoa quanto como jogador a cada dia, até mesmo só pelo treinamentos.
O atacante Bojan deu as boas vindas ao novo integrante da equipe. Mas uma situação interessante foi colocada por Bojan, que disse que ele e Afellay não podem conversar pois ele (bojan) não fala nem inglês nem francês (Como assim ele não fala nem ingles gente¿¿ E parece que o espanhol de Afellay é muito precário, sinto que ele decorou aquelas frases que disse no fim da coletiva e fica só nisso...) Mas Bojan disse que o holandês é um bom jogador e é mais que bem vindo a equipe do barça.
Trajetória de Ibrahim Afellay
Afellay começou sua carreira no USV Elinkwijk , clube que também revelou Van Basten, de Utrecht, a cidade onde nasceu. Em 1996 o holandês foi para as categorias de base do PSV Eindhoven. O primeiro jogo nos profissionais da equipe foi em fevereiro de 2004, pela Copa da Holanda, quando o meia tinha apenas 17 anos. Afellay mesmo jogando no PSV continuou morando em sua cidade natal e fazia todos os dias o percurso de 100km que o separava de seu clube. Em maio de 2005 contra o Feyennoord, Afellay começou entre os titulares e impressionou os torcedores fazendo dois gols.
- Afellay considera que Guus Hiddink, foi o melhor treinador que já teve. “Foi ele que se decidiu que eu tinha que subir para a equipe principal (do PSV). Me ensinou acima de tudo a viver como um profissional, porque o futebol é um trabalho muito duro, muito bonito visto de fora, mas que precisa-se trabalhar duro", explicou.
A temporada de 2005-06 foi a que Afellay se firmou no time titular d PSV e foi convocado para a seleção holandesa. O jogador de origem marroquina foi considerado o melhor jogador jovem da Holanda em 2007. Em oito temporadas no PSV, Afellay jogou 159 partidas, fez 35 gols e ganhou 4 títulos nacionais.
Seleção holandesa
Pelas categorias de base, Afellay foi convocado tanto pela seleção do Marrocos, por ter descendência marroquina, tanto pela seleção da Holanda, país em que nasceu. Mas o jogador decidiu por lutar por uma vaga no meio de campo da Laranja mecânica e fez sua estréia em 2007 nas Eliminatórias para a Euro Copa do ano seguinte. Ficou no banco de reservas na competição européia em 2008 e foi utilizado algumas vezes. Na Copa do mundo na África do Sul o jogador entrou substituindo em duas partidas da fase de grupos e nas oitavas de final. Em outubro de 2010 fez seu primeiro gol pela seleção na partida contra a Suecia pelas eliminatórias para Euro 2012. Características
Afellay com o presidente Sandro Rossell |
O diretor de esportes do Barça Zubizarreta disse que Afellay "nos dá coisas que não tínhamos nem na base”. O diretor ainda completou dizendo que o Barça contrata não só grandes jogadores, mas também boas pessoas. Afellay como jogador tem o perfil do Barça, joga em todas as posições do meio campo, é polivante, talentoso, dinâmico, com boa condição física, importante no mano-a-mano, e ainda maduro e experiente, acostumado a assumir responsabilidades e era capitão de sua ex-equipe. Afellay encaixa perfeitamente em nossa equipe”, resumiu Zubizarreta.
- Como possui, Zubi falou que Afellay é humilde, profissional, possui espírito de superação e vontade de ganhar. Tais qualidades combinam com tantos outros craques do Barça, inclusive com sua referencia, Andres Iniesta. Por isso parece que Afellay vai se adaptar rápido ao time catalão. Em suas crenças religiosas, o novo cule já possui companheiros, assim como Keita e Abidal, Afellay segue o Islã.
Na minha opinião Afellay é um meio atacante muito rápido e muito habilidoso, que dribla e faz gols. Pode jogar tanto na área central, quanto nas laterais do campo. Afellay tem futebol para se tornar mais um dos grandes nomes holandeses da história do Barcelona.
Mas primeiro terá de se adaptar ao ritmo de jogo mais intenso do futebol espanhol para provar a teoria de que todo jogador vindo do PSV se dá bem no Barça. Escrevendo assim seu nome na historia balgrama assim como Ronald Koeman, Romario, Ronaldo, Zenden, Philip Cocu, Van Bommel fizeram.