13 de junho de 2010

Suíça













                 SUÍÇA








A Suíça é uma república federal situada na Europa Central, onde faz fronteira com Alemanha, França, Itália, Áustria e Liechtenstein. O país não possui costa marítima cujo território é dividido geograficamente entre o planalto e os Alpes. 


O país é um dos mais ricos do mundo e conta com as duas cidades globais e centros econômicos de Zurique e Genebra, cidades que foram classificadas como as com melhor qualidade de vida no mundo.

Os suíços têm uma longa história de neutralidade, não estando em estado de guerra internacionalmente desde 1815. A Suíça é sede de muitas organizações internacionais como o Fórum Econômico Mundial, a Cruz Vermelha, a Organização Mundial do Comércio e o segundo maior Escritório das Nações Unidas. O país também foi um dos primeiros a adotar uma democracia como conhecemos hoje.

Uma das características que faz a Suíça ser um país único é o fato de possuir quatro línguas oficiais, alemão, francês, italiano e romanche. Os suíços não formam uma nação no sentido de uma identidade comum étnica ou linguística. O forte sentimento de pertencer ao país é fundado sobre o histórico comum, valores compartilhados, federalismo, democracia direta e neutralidade. A Suíça é famosa pela fabricação dos relógios mais famosos do mundo, pelos queijos e chocolates do mais alto nível, por ser a terra natal do tenista Roger Federer  e também é conhecida por ser um paraíso fiscal.

A SELEÇÃO



No futebol, a seleção da Suíça vai disputar a sua nona Copa do Mundo. Seus melhores resultados foram em 1934, 1938, 1954, quando chegaram as quartas de final. Na Copa da Alemanha em 2006, os suíços chegaram às oitavas-de-final, tendo sido eliminados sem levar um único gol.

Classificação para Copa da África 

A Suíça chega à sua segunda Copa do Mundo consecutiva com uma campanha marcada por uma virada nas Eliminatórias. Depois dos dois primeiros jogos, com um empate e uma derrota, o time decolou, não perdeu mais e atropelou os adversários para fechar a campanha como líder de seu grupo.

A equipe

A Suíça tem como objetivo chegar pelo menos nas oitavas de final. A chave para a classificação na segunda fase está na mescla entre jogadores jovens e outros mais experientes. O coletivo da equipe também é muito importante e é a chave para os bons resultados. Os destaques da equipe são os atacantes experientes Alexander Frei e Blaise Nkufo, o meio campista de 25 anos Tranquillo Barnetta, conhecido como o  Cristiano Ronaldo suíço, que joga no Bayer Leverkusen.

A Suíça estreia na Copa do Mundo de 2010 dia 16 de junho, contra a Espanha.




Honduras - Grupo H

HONDURAS 






Honduras é um país da América Central, descoberto em 1500, por Cristóvão Colombo. O território era marcado pela presença da civilização maia. Honduras foi colônia espanhola até 1821. 




No ano passado, em 2009, o Presidente Manuel Zelaya foi destituído pela Suprema Corte e exilado pelo Exército de Honduras. O ato ocorreu em função do desejo de Zelaya de realizar uma consulta popular com intuito de aprovar a reeleição, o que é proibido pela Constituição. Inicialmente a comunidade internacional, incluindo as Nações Unidas, considerou o ato como um golpe de estado, e criticou duramente o novo governo liderado por Roberto Micheletti. Entretanto, passaram a reconhecer que houve a aplicação integral da Constituição Hondurenha.
Honduras é um dos países mais pobres e menos desenvolvidos das Américas. A agricultura é um ponto importante em sua economia, empregando quase dois terços de sua mão de obra. Os principais produtos da exportação são o café, banana e camarão.

 A SELEÇÃO

A seleção de Honduras chega à Copa do Mundo como uma das grandes zebras. Apesar de o futebol ser muito popular no país, a seleção pouco fez até hoje no cenário internacional, único feito de destaque foi a terceira colocação na Copa América de dois mil e um. Depois de vinte e oito anos, a seleção de Honduras volta a disputar uma Copa do Mundo. Estreante em oitenta e dois, Honduras surpreendeu ao empatar com a Espanha, na estreia, e quase ficou com uma das vagas do grupo, que tinha ainda Irlanda do Norte e Iugoslávia. 

Classificação para Copa da África

Terceira colocada nas eliminatórias, a Seleção de Honduras conseguiu sua classificação na última rodada, no saldo de gols e com uma grande ajuda dos Estados Unidos.

A equipe

Honduras tem uma forte defesa e meio-campo. A linha defensiva tomou menos gols que qualquer outra na fase classificatória. O contra-ataque é a maior arma, graças a jogadores rápidos na frente. Os grandes nomes da seleção de Reinaldo Rueda são Amado Guevara, atleta que mais atuou com a camisa de Honduras na história, Júlio Cesar León, que atua pelo Torino, Carlos Pavon, artilheiro da equipe nas eliminatórias, David Suazo, mais um que atua no futebol italiano, no Genoa, e Palacios, bom meio-campista do Tottenham.

Honduras estréia na Copa do Mundo na próxima quarta-feira, contra a Espanha. 

12 de junho de 2010

Espanha - A Fúria chega favorita e vai tentar o primeiro título mundial

Vou começar a falar dos países e suas seleções. Primeiro Minha querida e amada España! 




ESPANHA







O país

A Espanha é um país situado na Península Ibérica, no continente europeu. Seu território faz divisa com a França e com Portugal. O país é o segundo maior da Europa Ocidental e da União Européia, depois da França. Devido à sua localização, o território espanhol foi sujeito a muitas influências externas, desde os tempos pré-históricos até quando a Espanha se tornou um país.


Por outro lado, o próprio país foi uma importante fonte de influência para outras regiões, principalmente durante a Era Moderna, quando se tornou um império mundial que deixou como legado mais de quatrocentos milhões de falantes da língua espanhola espalhados pelo mundo. A Espanha é uma monarquia parlamentarista com elevado padrão de vida.



Uma dos símbolos da Espanha são as touradas. Outra característica dos espanhóis é a culinária, uma das mais conhecidas do mundo. O futebol também é marca registrada da Espanha. O campeonato espanhol é um dos melhores do mundo, com grande parte dos melhores jogadores e equipes como Barcelona e Real Madrid.


Mas mesmo com um campeonato nacional forte, a seleção espanhola não teve muito sucesso em Copas do Mundo.

Participações em Copas

O país que já participou de doze mundiais, tem a sétima melhor campanha em Copas entre as seleções que já disputaram o mundial. Apesar de nunca ser finalista, a Fúria supera a Holanda, duas vezes vice, e o Uruguai, duas vezes campeão. A melhor posição já alcançada pela Espanha na copa foi o quarto lugar no Brasil em mil novecentos e cinquenta. Em outros quatro mundiais, o país chegou às quartas-de-final. Agora, em sua nona Copa do Mundo consecutiva, a Espanha busca quebrar esse tabu, embalada pelo título da Eurocopa de dois mil e oito.


Classificação para a África do Sul

As eliminatórias européias presenciaram o passeio de uma seleção espanhola fantástica. Graça, estilo e muito poder de fogo fizeram com que a Fúria garantisse a vaga. A Espanha se classificou de forma invicta, com duas rodadas de antecipação, obtendo dez vitórias em dez partidas e o segundo melhor ataque das eliminatórias européias.

Copa do Mundo 2010
                                 
Ao contrário do que acredita o técnico da Espanha Vicente Del Bosque, que coloca os espanhóis como aspirantes a campeões, a Fúria chega como favorita ao título mundial. Com uma equipe unida e a fome de vitória, o país foi o único a liderar o ranking da Fifa sem ter ganhado uma Copa do Mundo. Hoje os espanhóis ocupam a segunda posição do ranking, atrás do Brasil.

A equipe


A Espanha conta com uma lista de titulares espetacular e também com um banco de reservas de peso. O técnico Vicente del Bosque não se contentou com os astros da Euro dois mil e oito e foi buscar novas jóias para ajudar a seleção a conquistar o seu primeiro título mundial, como a revelação da temporada espanhola pelo Barcelona, o atacante Pedro Rodriguez.

O estilo de jogo espanhol pode ser comparado ao do Barcelona: posse de bola e jogo ofensivo. A equipe é baseada no talento de um meio-campo recheado de craques. A Fúria joga ao redor de Iniesta e Xavi Hernández, o cérebro da equipe, com David Villa, David Silva e Fernando Torres para ajudá-los, não faltando poder de fogo aos espanhóis. O treinador aposta no futebol de troca de passes de sua seleção. A zaga da equipe também tem nomes importantes, como os barcelonistas Piqué e Puyol. Os meio campistas Xabi Alonso, do Real Madrid e Cèsc Fábregas, do Arsenal, também podem ajudar a Fúria a ser campeã na África do Sul.


Convocados




A Espanha estréia no Mundial da África do Sul dia 16 de junho contra a Suíça. 


FOTOS dos destaques da Espanha (tanto pelo futebol, quanto pelos atributos físicos...)


Iniciando em 5, 4, 3, 2, 1

Enrolei enrolei enrolei e não comecei a escrever aqui. A Rádio está consumindo toda minha energia e meu tempo. Mas a Copa do Mundo começou ontem e de maneira alguma poderia deixar de iniciar esse blog depois que ela acabasse. Por que a primeira copa que me lembro de assistir eu tinha 5 anos, Copa dos EUA de 94, aqueeeela que o Brasil foi Tetra! 
Então vamos lá!