13 de junho de 2010

Suíça













                 SUÍÇA








A Suíça é uma república federal situada na Europa Central, onde faz fronteira com Alemanha, França, Itália, Áustria e Liechtenstein. O país não possui costa marítima cujo território é dividido geograficamente entre o planalto e os Alpes. 


O país é um dos mais ricos do mundo e conta com as duas cidades globais e centros econômicos de Zurique e Genebra, cidades que foram classificadas como as com melhor qualidade de vida no mundo.

Os suíços têm uma longa história de neutralidade, não estando em estado de guerra internacionalmente desde 1815. A Suíça é sede de muitas organizações internacionais como o Fórum Econômico Mundial, a Cruz Vermelha, a Organização Mundial do Comércio e o segundo maior Escritório das Nações Unidas. O país também foi um dos primeiros a adotar uma democracia como conhecemos hoje.

Uma das características que faz a Suíça ser um país único é o fato de possuir quatro línguas oficiais, alemão, francês, italiano e romanche. Os suíços não formam uma nação no sentido de uma identidade comum étnica ou linguística. O forte sentimento de pertencer ao país é fundado sobre o histórico comum, valores compartilhados, federalismo, democracia direta e neutralidade. A Suíça é famosa pela fabricação dos relógios mais famosos do mundo, pelos queijos e chocolates do mais alto nível, por ser a terra natal do tenista Roger Federer  e também é conhecida por ser um paraíso fiscal.

A SELEÇÃO



No futebol, a seleção da Suíça vai disputar a sua nona Copa do Mundo. Seus melhores resultados foram em 1934, 1938, 1954, quando chegaram as quartas de final. Na Copa da Alemanha em 2006, os suíços chegaram às oitavas-de-final, tendo sido eliminados sem levar um único gol.

Classificação para Copa da África 

A Suíça chega à sua segunda Copa do Mundo consecutiva com uma campanha marcada por uma virada nas Eliminatórias. Depois dos dois primeiros jogos, com um empate e uma derrota, o time decolou, não perdeu mais e atropelou os adversários para fechar a campanha como líder de seu grupo.

A equipe

A Suíça tem como objetivo chegar pelo menos nas oitavas de final. A chave para a classificação na segunda fase está na mescla entre jogadores jovens e outros mais experientes. O coletivo da equipe também é muito importante e é a chave para os bons resultados. Os destaques da equipe são os atacantes experientes Alexander Frei e Blaise Nkufo, o meio campista de 25 anos Tranquillo Barnetta, conhecido como o  Cristiano Ronaldo suíço, que joga no Bayer Leverkusen.

A Suíça estreia na Copa do Mundo de 2010 dia 16 de junho, contra a Espanha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já palpitaram