19 de fevereiro de 2013

Arsenal foi atropelado pelo Bayern no Emirates. Alguém está muito surpreso?

Mesmo com o clichê (totalmente verdadeiro) "o futebol é uma caixinha de surpresas", não era difícil prever a vitória do Bayern de Munique sobre o Arsenal hoje, no Emirates, pelas oitavas de final da Champions League. Arsenal 1x3 Bayern, fora o baile.


Motivos não faltavam. Já faz tempo que o Bayern é um adversário forte na Champions e o time parece melhorar a cada jogo, sendo líder absoluto da Bundesliga. Forte na defesa - não foi por acaso que o gigante Dante foi convocado para a seleção brasileira - com Neuer, um ótimo goleiro (salvo no lance do gol do Arsenal, quando o Neuer Cassiou), muito veloz nos contra ataques, um ótimo meio campo - com um toque de bola rápido e que desarma facilmente o adversário (no jogo de hoje foram 28) - e um ataque que funciona. Toni Kroos, Schweinsteiger, Ribery e Muller sobraram em campo. Fora o Lahm, que já é excelente e ainda foi recebido com uma Avenida inteira livre pra deitar e rolar. Só faltou um tapete vermelho. O improvisado Vermaelen ainda tá lá tentando marcar o baixinho alemão. Robben também resolveu participar na segunda etapa, quando entrou no lugar do Ribery.



Os bávaros não se intimidaram por estarem em Londres, na casa do Arsenal. Nem se deram conta que haviam saído da Allianz Arena. Dominaram o jogo inteiro, com algumas oscilações. O meio campo do Arsenal ainda não se deu conta do que se passou no primeiro tempo do jogo. Não conseguiu ficar com a bola e quando ficou, não conseguiu chegar a área adversária com chances reais de gol. O resultado foi um atropelamento bávaro, com mais posse de bola no primeiro tempo e deixando o Arsenal jogar um pouco no segundo - aproveitando assim do seu excelente e mortal contra ataque. 

O primeiro gol veio com Toni Kroos num lindo chute na entrada da área após passe do Thomas Miller.  o segundo com Miller. Podolski descontou num lance que começou errado, pois não havia sido escanteio e ainda teve erro juvenil do Cassio, Neuer, que saiu terrivelmente esquisito do gol. Quando o Arsenal parecia que ia dar um caldo e animar o jogo, veio o time alemão e fez o terceiro gol, num lance em que o Robben passou a bola para o Lahn servir o Mario, que não era o Gomez, mas o Mandzukic. 



Walcott esperneou que queria ser o famoso "falso 9". Realmente foi "falso", porque tocou na bola menos vezes que o goleiro do seu time, Szczesny e ele vem fazendo uma boa temporada. Wilshere é de longe, o melhor jogador do Arsenal, mas não consegue mostrar isso dentro de campo e ser decisivo. Ninguém ali consegue. Podolski tentou bastante, foi o jogador gunner que mais desarmou e fez o único gol do time londrino. Arteta até que tentou distribuir a bola, mas seus companheiros não foram efetivos em entrar na área, ou chutar de fora mesmo ou tentar um chuveirinho. 

O Arsenal não é um time sem técnica. O time tem um bom meio campo, com bons jogadores. A defesa é meio fraca, mas se você considerar o time no papel, não era pra esse show de horror todo. Mas falta alguma coisa. Mais agressividade, vontade, sangue no olho, sei lá. Falta um jogador que diga "esse cara sou eu" e decida. O time está sempre no "agora vai, mas nunca vai" (não é a toa que já criamos o verbo "arsenar",  que tem o mesmo significado que botafoguear, romar ou atleticanar, à gosto do freguês).


E o Arsene Wenger tinha a pretensão de não tomar gol em casa. Poor Wenger. A corda nunca esteve tão apertada no pescoço do francês. O Arsenal está correndo o risco de não classificar para o Champions temporada que vem. Está atrás do rival Tottenham (!). Abre o olho Wenger! Não é porque você ocupa essa cadeirinha há 16 anos que ela é eterna não. Você precisa se reciclar e contratar  um grande jogador, daqueles que decide jogo, nesse plantel aí, não tem não.


E o Bayern vai receber todo feliz e faceiro, na Allianz Arena, diante de sua belissima torcida, dia 13 de março, o time londrino para o jogo de volta. Aliás, a torcida alemã marcou presença no Emirates e tumultuou um cado a capital inglesa. 


Existe chance de uma  reviravolta? Existir, sempre existe. Mas é bem remota.

No outro jogo de hoje pelas oitavas, o Porto derrotou o fechadinho Málaga, em casa, por 1x0. 

2 comentários:

  1. Triste em dizer isso, mas o resultadoé previsível e absolutamente normal. O Bayern está muito forte e o Arsenal seguem se apequenando em investimento e, por consxequência, em resultados. Há não sei quantos anos passa da primeira fase, mas desde 2006 não faz uma campanha decente na Champions. E a tendência é piorar

    ResponderExcluir
  2. O Wenger segue fazendo besteira. O Walcott nunca será centroavante. É homem de ponta, super veloz. Jogando em casa ele cisma de mexer errado no time. Pra mim desgastou, tem que sair.

    ResponderExcluir

Já palpitaram