23 de outubro de 2010

Jose Mourinho: a chave para titulos?


Mourinho: o olhar de um campeão

A exigente torcida do Real Madrid, que, pagando suas mensalidades de sócio, comprando camisas, canetas, chaveiros, casacos, indo ao estádio e torrando euros, subsidia tanto dinheiro gasto em contratações. Se, ao contratar Kaká e Cristiano Ronaldo (s2) os madridistas já esperavam títulos (e se decepcionaram, como em tantas outras vezes), nesta temporada com Mou, as esperanças nunca estiveram tão altas comparadas aos últimos anos. Lembrando que o Real não ganha uma Champions League desde 2002.

Mou e mais 6 foram contratados para a temporada 2010\2011: Pedro Léon, Ángel Di Maria, Ozil, Khedira e Sérgio Canales. Todo torcedor, jornalista e amador do esporte se perguntava o que faltava para o Real, com Cristiano Ronaldo, Kaká, Casillas entre tantos outros bons jogadores, ganhar algum campeonato. Com tantas estrelas, faltava outra estrela para comandar.    
E ai veio a grande contratação dessa temporada. Jose Mourinho. Todo amante do esporte, respeita este nome quando o escuta. Amando ou odiando o técnico português, todos o respeitam. Amando ou odiando mesmo, não há um amante e metido a entendedor de futebol que não tenha sua opinião sobre Mourinho. Nojento, prepotente, insuportável, polêmico, Deus.

Pedro Leon, Ricardo Carvalho, Canales, Di Maria, Khedira e Ozil

Mourinho é um técnico completo. Não sé um esplêndido conhecedor do futebol, que domina técnicas, táticas, estratégias, Mourinho sabe ser técnico no século XXI. Mourinho sabe como ninguém, chamar toda a responsabilidade para si. Não há um jogador ou dirigente que hoje tem mais visibilidade no Real Madrid do que Jose Mourinho. Todos os holofotes, microfones e afins estão nele. E nada disso o incomoda. 
 É uma das suas maiores qualidades, Mourinho lida com a mídia como ninguém. Suas opiniões são sempre expostas sem meios termos, sem ficar em cima do muro e sempre expressões diferentes, engraçadas ou polêmicas. Só nesta temporada em Madrid, Mou chegou falando que “não era Harry Potter”, chamou o gramado do Santiago Bernabeu de “campo de batatas”. Essa semana, de jogasso da Champions com o Milan, Mourinho não poupou palavras.  O técnico português disse que não podiam falar que ele e Massimiliano Alegri tinham uma rixa porque ele era bicampeão da champions e já havia comandado equipes 75 vezes na Champions, e Alegri, até então ia comandar seu terceiro... Após a vitória de 2 a 0 sobre o Milan, Mou foi (surpreendentimente para alguns, não para mim) modesto e elogiou toda sua equipe, e dias depois colocou seu pupilo Marcelo nas alturas e disse que ele era o melhor lateral esquerdo do mundo. Esses são alguns exemplos. Mourinho é um presente dos deuses para jornalistas e editores. Cada coletiva uma manchete.
Após a pífia exibição de Portugal na Copa do Mundo, quando toda a pressão da Terrinha estava no badalado Cristiano Ronaldo, Mourinho pediu a voz e disse que não podiam jogar a culpa toda em cima do jogador. Se ele fosse o técnico de Portugal, ele pegaria a culpa para si. 
E é isso o que Mourinho faz. Com sua postura polêmica, prepotente e suas entrevistas no mínimo, diferentes, Mourinho descarrega dos ombros dos jogadores galácticos toda a pressão por vitórias e conquistas. Mourinho deixa que os jogadores façam o seu trabalho, treinar pesado e jogar, e ele, além de administrar toda a equipe pega a pressão toda para si.
De acordo com jogadores que já foram treinados pelo português, toda a `pose` do Mourinho não é verdadeira. É apenas uma máscara.
Carlos Alberto disse que Mourinho é o melhor técnico que ele já teve na vida. Os jogadores falam que ele sabe tratar os jogadores, sabe uni-los, sabe fazer com que individualistas como Cristiano Ronaldo joguem pelo time. Os títulos e conquistas de Mourinho compravam qualquer elogio. Ele foi campeão com o Porto e com a Internazionale pela Champions. Pela Inter, ele eliminou o Barcelona, com Xavi, Iniesta e Messi. Pelo Chelsea, o português obteve a melhor defesa da história do futebol inglês.
Agora no futebol espanhol, Mourinho tem o desafio de fazer o Real Madrid ganhar e, de preferência ser campeão com belas exibições e muitos gols. Se nas primeiras partidas no Real os gols feitos e levados foram escassos, nas duas últimas rodadas da La Liga, o Real Madrid marcou dez vezes e levou apenas dois gols. A torcida dos Galáticos está esfuziante. Mou está aprendendo rapidamente a conquistar o amor dos madridistas.
Por todas as suas conquistas Mourinho merece ser respeitado. E muito. Aguardaremos agora os próximos capítulos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já palpitaram