8 de janeiro de 2012

Derby de Manchester tem Rooney brilhando, ex-aposentado e vitória vermelha

Emocionantes. Assim podemos definir os últimos confrontos entre os times da cidade de Manchester. A charmosa FA Cup (Copa da Inglaterra), a competição de clubes mais antiga do mundo, acaba sempre colocando grandes adversários frente a frente nas fases iniciais pelo método de sorteios. E nesse domingão United e City se enfrentaram. 
O último confronto, em outubro, acabou com o United sendo goleado, por 6x1, em Old Trafford.  Porém, com sangue nos olhos, os red devils iriam se vingar (não tanto quanto planejaram, mas conseguiram eliminar os citizens). 


A partida de hoje teve direito a Rooney brilhando e beijando o escudo, juiz fazendo lambança, ex-aposentado, e reação no segundo tempo. E assim, o jogo terminou Manchester City 2x3 Manchester United. Os citizens perderam a invencibilidade em casa que já durava mais de um ano.


Enquanto os azuis de Manchester vivem excelente fase e são líderes da Premier League, os adversários vermelhos já viveram tempos melhores. Em meio a uma onda de jogadores se machucando, vindo de duas derrotas seguidas, Rooney fugindo pra jantar com a esposa e até boatos de que o Shrek estaria de partida, os Red Devils foram ao Etihad Stadium (antigo City of Manchester) enfrentar os vizinhos azuis. A bruxa anda tão solta no lado vermelho, que nada mais nada menos que o meio campista, Paul Scholes, 37 anos, que havia se aposentado no fim da temporada passada, em junho, pegou as chuteiras do varal, vestiu e foi para o banco ajudar o United, clube que defende desde 1991.
 A situação do City já foi melhor. Os irmãos Touré se juntaram a Costa do Marfim para disputar a Copa Africana de Nações (Yaya faz muita falta), os atacantes, em excelente fase, Dzeko e Balotelli estavam machucados e Barry suspenso. 


Kompany

 O jogo

Os primeiros minutos mostraram um Manchester City superior. Mas, em seu primeiro ataque no jogo, aos oito minutos, Rooney, após conduzir a bola em velocidade, tocou para Valencia que cruzou para o próprio  atacante cabecear para dentro do gol de Pantilimon (Hart ficou no banco).Três minutos depois, Vicent Kompany levou cartão vermelho direto depois de um desarme em forma de carrinho (que não foi por trás).Para mim nem falta foi, mas Chris Foy expulsou o jogador. 

Com 10 em campo, o United deitou e rolou. Welbeck fez um belo gol, de voleio, o segundo dos vermelhos. Rooney ajudou a marcar, ajudou a criar e marcou o terceiro gol do United após Welbeck sofrer penalti. Shrek bateu e apenas no rebote, de cabeça, colocou a bola dentro do gol dos citizens. O primeiro tempo acabou com os torcedores dos red devils esperançosos da conta chegar até seis, ou sete para se vingarem do vexame sofrido em outubro. 



Eu e Douglas Rocha falavamos no twitter ao fim do primeiro tempo, que para o City melhorar no jogo, era necessário uma mudança de postura que viria de uma bronca no vestiário. Mancini, pra mim, não tinha pinta de um técnico gritador (como Sir Alex Ferguson), então, achei que seria difícil. Mas não. O técnico italiano deve ter falado (ou gritado) algo que deu resultado, pois os Citizens voltaram com uma postura totalmente diferente no segundo tempo. Mancini arrumou a equipe, e logo aos dois minutos, Koralov compensou todos os erros defensivos cometidos na primeira etapa fazendo um gol de falta. 

Ferguson resolveu que Paul Scholes não seria só um enfeite no banco e colocou o meio campista, agora um ex aposentado, em campo no lugar de Nani. Mesmo estando em boa forma física, Scholes sentiu a falta de ritmo e um erro dele, levou a mais um gol do City. Kun Aguero, o genro de Maradona, fez o segundo dos citizens e o derradeiro gol da partida. O tento do argentino foi o sexto em sete jogos do Manchester City em casa.

Os minutos finais foram de Scholes administrando a posse de bola e o meio campo red devil. O inglês jogou cerca de 30 minutos e deu mais passes que todos os jogadores do time adversário, com 97% de acerto.

Definido em sorteio, na próxima fase da Copa da Inglaterra, o Manchester United vai pegar seu maior rival, o Liverpool.


Beckham esteve no estádio com seus três filhos
Fotos: www.zimbio.com

4 comentários:

  1. Excelente post! Meu comentário sobre o jogo: Chris Foy, seu canalha! Mas bem, City foi guerreiro, sai com espírito de vencedor

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nem imaginava que haveria reação. Saí de casa assim que o Kolarov fez o gol, mas achei que era apenas um lampejo do City e pensei "logo o Rooney faz mais uns dois ou três". Me enganei feio.
    Como torcedor do Liverpool, fico feliz em ver o United penando pra ganhar do rival da msma cidade e apelando pra aposentados em vez de contratar. Se bem que os Reds não estão grandes coisas tb, né?

    ResponderExcluir
  3. Foi um jogo muito emocionante, mas foi manchado pela péssima arbitragem. Foram dois lances no mínimo discutíveis. Não foi nem falta no lance do cartão e tivemos um penâlti claro, onde o jogador não tem a intenção de colocar a mão na bola, mas, com isso, muda a trajetória da mesma que ia em direção ao gol. E o problema não foi apenas ontem. Já tem umas três rodadas da Premier que os árbitros vem falhando grotescamente. Tá na hora de rever alguns conceitos. Muito bom o texto. Parabéns Rachel.

    ResponderExcluir

Já palpitaram