16 de agosto de 2010

Liga Inglesa força renovação com regra pró-jovens




Premier League busca ajudar na renovação da seleção inglesa


Um campeonato com um maior número de jovens e ingleses. Esse é o desejo da Premier League para os próximos anos. Nesta temporada, entra em vigor a ‘homegrown rule’’, regra de proteção de mercado que pretende aumentar o espaço para novos talentos.Cada equipe poderá inscrever 25 jogadores nascidos antes de 1º de janeiro de 1989, sendo que ao menos oito deles precisam ter sido formados em clubes da Inglaterra ou do País de Gales. 
A adoção da medida foi instituída antes da Copa do Mundo, mas se encaixa na necessidade de renovação do English Team, que vive o fim de uma geração badalada (mas pouco vencedora) e encontra dificuldades para encontrar novos valores.
Efeito imediato da regra pôde ser visto no Manchester City, recordista de transações na janela de transferências. Com elenco inchado, abriu mão de ‘velhinhos’’ como o brasileiro Sylvinho, 36. Garotos da base devem herdar as chances que ele teria.
No mercado de contratações, a tendência é que atletas jovens e aqueles que estão dentro da cota tenham os valores inflados. O Manchester United deu 7,2 milhões de libras (R$ 19,9 milhões) pelo zagueiro Chris Smalling, 20, ex-Fulham. O Liverpool buscou o meia Jonjo Shelvey, 18, na terceira divisão.
A regra, no entanto, não beneficia apenas atletas ingleses e galeses. Qualquer jogador que tenha atuado por 36 meses em clubes dos dois países até o fim da temporada em que completa 21 anos terá o direito de ser um ‘homegrown player’’.
Os gêmeos do United, Rafael e Fábio entram nessa cota. Assim como, caso Neymar seja contratado pelo Chelsea, o santista, hoje com 18 anos, teria direito a essa vantagem. Mais um motivo para o atual campeão inglês desejar o menino do Santos. 
Chelsea tem ainda mais motivos para querer Neymar

Gêmeos Rafael e Fábio do United 

Um comentário:

  1. A Inglaterra procura saídas para renovar a seleção e o futebol doméstico. Já o Brasil, atrasado como é, ainda tem a danosa Lei Pelé em vigor! Caminhos opostos, resultados mais distantes ainda de outrora aproximam-se de nossa seleção!

    ResponderExcluir

Já palpitaram